A Grand École

 

A escola de vinhos da Grand Cru é um projeto que está ligado à missão da empresa de não apenas vender o produto ao consumidor final, mas entregar um serviço completo, incluindo uma estrutura educacional para introduzir os nossos clientes, colaboradores e parceiros ao mundo do vinho e consolidar os conhecimentos dos amantes da bebida.

 

A Grand École surgiu em 2015, a partir da necessidade de um treinamento de ponta para colaboradores da rede de lojas e profissionais dos bares, restaurantes e hotéis que contavam com nossos rótulos em suas cartas de vinho, com foco na área comercial e no treinamento de produtos. Com a chegada ao time do italiano Massimo Leoncini, Sommelier Executivo do Grupo, e da francesa Amandine Castillon, Coordenadora de Produtos, a Grand École consolidou seu papel pedagógico e assumiu o objetivo de difundir a cultura e o consumo de vinho no Brasil.

 

Com a chegada do novo time, as aulas foram remodeladas, fazendo com que o foco da Grand École se voltasse totalmente à educação. As aulas elaboradas pelos dois sommeliers abordam desde a vitivinicultura, a países produtores, principais regiões, tipos de uva, harmonização, serviço do vinho, entre outros.

O curso, ministrado em uma aula por mês em cada uma das cidades sede da escola, era organizado em sete módulos, divididos em oito aulas: Introdução ao Mundo do Vinho; Técnicas de Degustação; Novo Mundo: América Latina, Austrália e Nova Zelândia; Portugal; França I; França II. As aulas contavam com duas partes, uma teórica e uma prática, incluindo degustações de vinhos e exercícios sensoriais ao final.

 

Em dois anos de Grand École, a dupla viajou por todo o Brasil, dando aulas sobre o mundo do vinho e suas regiões produtoras. “Conseguimos equalizar o conhecimento dos nossos colaboradores e, assim, uniformizar o atendimento das nossas lojas próprias, além das franquias”, afirmou Amandine.

 

Só no ano passado, a Grand École passou por seis sedes - São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Natal -, além de realizar aulas pontuais em outras cidades, como Belém, Manaus, João Pessoa e Presidente Prudente.

 

Além do tour pelas unidades da Grand Cru, a Grand École foi convidada para ministrar aulas em clientes do canal on-trade da importadora, incluindo grandes nomes da gastronomia e hotelaria brasileiras, como os restaurantes Baby Beef, Zucco, Rubaiyat, Salvatore Loi e Coco Bambu, os hotéis Unique e Sheraton, e a rede de resorts Club Med.

 

Ao todo, foram mais de 250 pessoas formadas no curso em 2016 e cerca de 4.500 pessoas que participaram de treinamento da rede de parceiros e estabelecimentos clientes.

 

A Grand École abriu as portas ao público em 2017

 

A partir de 2017, a Grand École passou a divulgar mensalmente um calendário com cursos abertos aos clientes das lojas da Grand Cru ao redor do Brasil. São módulos independentes abordando países e regiões vinícolas, variedades de uva ou técnicas de serviço do vinho.


Interessado em participar da Grand École?

Para participar dos módulos da Grand École, basta se inscrever no site. As turmas são reduzidas  para que nosso time de sommeliers possa dar uma atenção especial a cada participante. Cada módulo será independente, portanto não será necessário ter participado dos módulos introdutórios.